Mais uma loucura de projecto neste atelier!

Quando me pediram uma mochila para uma mocinha a entrar para o 1º ano de escolaridade com o tema must to be Moana/Vaiana… Estive por um triz para dizer que não! Ahahah!! Eu e personagens da Disney?? pffff!  Pois bem… o meu sim é mais forte que o meu preconceito! E assim começou uma bela aventura criativa!!

Criação do Painel Frontal

Primeira missão…. relembrar o filme e a personagem! Já tinha visto o filme com a minha cachopa e tinha gostado muito! A personagem é linda, guerreira, forte… a mulher heroína em ascensão no mundo da Disney. Atirei-me a ela. No início era para me ficar pelo tema (mar, cores, cultura Maori, Polinésia, talvez uns desenhos tribais….) mas ao coleccionar imagens no meu Pinterest descobri algumas (muitas!) ilustrações da Moana (Vaiana para a Europa) que me levaram por outro caminho… A aventurar-me no  free motion embroidery applique (i.e. bordar à máquina com aplicações). A loucura que ninguém me pediu!!!! Devo referir que o meu instagram está recheado de artistas que fazem este tipo de criações com aplicações e acho que a minha admiração impregnou o meu subconsciente de caminho a seguir (a referir a titulo de exemplo:  Karolina Bakowska ou Ekaterina Ananenko, génias!). Já não é a primeira vez que me aventuro a fazer aplicações desta forma… mas nunca cheguei a este nível… artistique!

Comecei por fazer um pequeno teste para ver se a minha máquina me ajudava mesmo sem calcador xpto… e yes!!! Deu certo!!
Usei um desenho que encontrei no Pinterest, atribuído a Saera Hwang, e acrescentei mais alguns elementos associados à personagem.  Fiz moldes para cada uma das partes da figura que apliquei ora com simples costura ora com elementos decorativos de acordo com o que a imagem exigia e eu inventava. A pele da Moana fiz em free motion (como que pintar com linha com o ponto recto da máquina). Acrescentei ainda, à mão, contas e uma conchinha para elementos diferenciados.

Deixo imagens do processo de construção das ondas.

Painel Final

Construção da Mochila

De resto foi construir a mochila (tamanho grande) conforme o meu próprio manual (que nem sempre é fácil de seguir e estou sempre a fazer correcções!) e rezar muito para não asneirar (que não havia hipótese de fazer outro painel em caso de tesourada de destrambelhada…. sim, às vezes acontece! grrr) . Desta vez optei por colocar um bolso embutido à frente e outro atrás.

E o resultado final…..

Já a entreguei! Tive a felicidade de a entregar directamente nas mãos da menina que a vai levar para a escola. Não tenho palavras para a alegria… dela e minha!

Esta deveria ser a imagem do início do projecto. Mas meu nível de organização não chega a tanto… vou atrás do material à medida do que preciso. Sim… demoro mil anos para fazer alguma coisa por simples falta de método. E não há meio de aprender!! E, no entanto… estou sempre a aprender!!!