Eu sou a Andreia, a Naïf

Aqui me apresento como criadora da área têxtil, pelo feitiço das mãos. Mas eu sou muito mais do que isso… Mãe, actriz, formadora, animadora… tudo o que a minha preguiça me permite! E é muito comum andar tudo misturado.
Mas sou ainda muito mais… vou-me revelando no que faço.

As peças que aqui apresento são inspiradas no meu dia-a-dia, muito parecido com o de tantas pessoas – tem casa, tem crianças, tem alegria, tem arte, beleza e bondade, tem sustentabilidade e ecologia… enfim, procuro fazer artesanato para uma vida gentil

Inspiração
Tenho por inspiração a minha filha para quem adoro criar e inventar roupas e brinquedos. Na verdade, tenho por inspiração tudo o que amo: o teatro (a propósito do qual aprendi a mexer numa máquina de costura), a minha família, a minha bicicleta, os amigos… E depois, gosto de partilhar a minha alegria de fazer, e faço para o mundo.
Atelier Devagar

Trabalho em casa onde organizei um atelier mágico. Um lugar onde sou feliz e onde só faço coisas de que realmente gosto.

Artesã

Em 2022, depois de um longo processo de desenvolvimento de competências e aptidões, foi-me atribuída Carta de Artesão (pelo IEFP, através da CEARTE). Um grande orgulho e alegria para mim.

Escrevo sobre o que faço
De vez em quando, quando tenho tempo e as emoções transbordam, escrevo sobre as criações que vão saindo das minhas mãos.
Espreitem o blog.
Foi sempre assim
Em criança passei muito tempo a ver minha mãe a fazer tricô e bordados à mão (que aliás colabora com A Naïf com os seus exímios bordados). Via também a minha avó a fazer crochet, freneticamente, o dia todo, a noite toda; e minha outra avó… costura. Por isso, culpa da genética ou da cultura vivida, deu-me para isto. Embora goste muito de fazer bordados … o que mais me move é a costura. Algo que tenho aprendido quase sozinha (daí “A Naïf”).