Na Botica Naïf as encomendas que seguem por correio costumam ir super personalizadas: como muitas vezes reutilizo os envelopes almofadados gosto de os restaurar e dar-lhes um aspecto especial, uma vez que carregam trabalhos cujos destinatários os desejam impecáveis e bem embalados. Digamos que a embalagem não segue perfeita, mas sim competente e, ao mesmo tempo, especial. Para tal tenho uma colaboradora informal essencial: a Anamé, a minha filha prestes a completar os seus 7 anos. São os sete anos em que se tem moldado este projecto em inspiração e trabalho. É uma história comum entre gente que decide, a meio de uma carreira muito diferente, dedicar-se às artes manuais e artesanato… o nascimento dos filhos é um marco definitivo para abraçar o mundo com mãos e coração. E muitas vezes de forma inesperada, como no meu caso.

Imagino que nem toda a gente goste deste reaproveitamento de recursos mas acredito que quem conheça a Botica Naïf e se encanta com as minhas criações, muitas delas com aproveitamento de materiais descartados, compreenda e até valorize esta opção.

Para além da reutilização dos envelopes, costumo reutilizar caixas (de sapatos ou outras) ou usar o fundo de garrafas pet para acomodar, por exemplo, as bolsinhas com discos de limpeza facial para que sigam viagem sem se amassarem dentro dos envelopes (prontas para serem recicladas à chegada). Enfim, a cada envio lá invento uma forma de não sobrecarregar o consumo de descartáveis como são o caso das embalagens. Às vezes não é possível e lá vai uma caixa ou envelope novinho … e menos interessante!

Nesta reutilização acontecem algumas coisas boas e interessantes: poupo recursos materiais mas dedico mais tempo a um processo enfadonho tornando-o num processo criativo; envolvo a minha filha no meu trabalho que ela admira mas que muitas vezes lhe rouba a atenção de que ela merece e precisa e, por fim, recebo o encanto dobrado dos meus queridos clientes (e às vezes alegro o funcionário dos correios que se sorri ao recepcionar as minhas encomendas! ). Quero lá outra vida!

(clique aqui para saber mais sobre Políticas e Filosofia de trabalho da Botica Naïf)

A maior parte vezes vou buscar os desenhos e pinturas ao arquivo artístico da Anamé. Mas aqui ela foi regista da execução de um pedido meu. Ficou toda orgulhosa e fez logo 4 desenhos!