Este é um desenho da Ana Rodrigues que roubei de um calendário feito pela Ana Rodrigues que comprei à Ana Rodrigues porque eu adoro o trabalho da Ana Rodrigues e também adoro a Ana Rodrigues e por isso fiz isto para lhe oferecer!

A Ana é uma artista (mas mesmo daquelas a quem se pode encher a boca para dizer “artista!”) que onde põe a mão sai admiração. E ela põe a mão em muita coisa!

Acho que a primeira vez que nos cruzámos, foi nas fotografias dela, na companhia de teatro Lendias d’Encantar, em Beja. Ela tirou-me belíssimas fotografias de espectáculo sem eu a notar (no silêncio e respeito sentido), acho que nem nos cruzámos nessa altura. Logo de seguida, ali mesmo, fiz um espectáculo em que ela assinava a cenografia, figurinos e grafismos. Lindo! Depois conheci o trabalho gráfico ainda melhor: sempre surpreendente e fantástico. Mas não só… a convite dela, chegámos a partilhar um atelier-cubículo (o atelier já era pequeno para ela, mas mesmo assim convidou-me para ocupar espaço e costurarmos alegrias juntas). Um pequeno paraíso na minha vida não muito brilhante de Beja. Foi sol de pouca dura, mas foi luz que ficará para sempre. É que levar com sorriso e inteligência constantes no mesmo ser, não é fácil de acontecer!

No momento em que precisei de um designer, não tive dúvidas a quem recorrer. A Botica Naïf já vinha a ser preparada há alguns poucos anos no colinho da assinatura “Andreia, A Naïf” e ao dar o salto para um projecto mais consistente pedi à Ana que fizesse o logótipo.

E eu adorei!! E queria muito agradecer-lhe!!!

Então peguei numa ideia que tinha para mim e fiz para ela! Sim… eu já tinha a ideia de lhe catrapiscar as ilustrações do calendário que lhe comprei o ano passado ( e que tanto jeito me fez no atelier, para além de o pôr bonito! ) e bordá-las (como já tinha feito com os trabalhos da Lijó Laranja e da Rita Grancho).

A ideia era bordar à mão… mas ao começar, lembrei-me de mais uma vez experimentar o bordado à máquina… sem grandes esperanças porque das outras vezes não consegui grande coisa! Mas, para minha surpresa, consegui!

Então, segui caminho. Longe da perfeição, com alguns problemas técnicos, mas com resultado de que me orgulho bastante!! Encontrar soluções para ir ao encontro do original foi o mais divertido. Fiz um mini carimbo para fazer o estampado da roupa e as pinceladas feitas de pequeninos pedacinhos de lã ficaram com a textura certa!

Como os retalhos ficaram demasiado recortados (a tal questão técnica) decidi fazer um simples painel para não ter uso com manuseamento (que poderia soltar dos recortes). Com mais um projecto, aprendo.
Com mais um projecto encho-me de gratidão por os outros provocarem em mim o melhor de mim. Obrigada, Ana!

Agora apetecia-me fazer o calendário inteiro!!